Empreender envolve enfrentar desafios em várias áreas.
Isso faz com que tenhamos que buscar soluções criativas e melhorias a todo tempo.
Mas os aprendizados certos podem tornar o percurso mais eficiente e recompensador.
Neste artigo quero dar algumas dicas práticas para quem deseja alcançar melhores resultados neste ano.

Identifique sua persona
O primeiro passo consiste em compreender profundamente para quem você está vendendo.
É essencial para empreender com assertividade saber o que o seu público alvo faz, onde vai, com quem ele se relaciona e o que gosta de comprar.
Mais do que dados demográficos, é preciso explorar aspectos comportamentais, culturais e emocionais.
Por isso sempre devemos nos questionar: qual a real dor do meu cliente (que talvez ele não saiba).
Além de entender como o meu produto ou serviço pode resolver essa dor da melhor forma.
Realize pesquisas de mercado, colete feedback dos clientes e mantenha-se atento às mudanças nas preferências do consumidor.
Assim, você conseguirá personalizar a sua oferta de acordo com a necessidade real do consumidor e alcançando mais clientes ideais.
Invista tempo planejando
Planejamento faz parte do dia a dia de qualquer negócio bem-sucedido.
Desenvolva a sua forma de planejar que melhor encaixe no seu dia e invista tempo, toda semana, alinhando a expectativa com a realidade.
Não deixe de anotar e analisar os custos fixos e variáveis para conseguir tomar melhores decisões quando necessário.
Provavelmente, ao empreender com um melhor planejamento, você não apenas evitará custos desnecessários.
Também criará uma forma segura de tomar decisões (baseada em dados) e analisar o rumo da empresa.
Este nosso outro artigo irá te ajudar com a questão de planejamento. Vale a pena dar uma olhada.
O cliente como o centro
Uma das novas “tendências” que se estabeleceu nos últimos anos foi a de colocar o consumidor no “centro” da operação.
Certamente você, da mesma forma que eu, tem percebido quantas opções temos na hora de contratar um serviço.
Por isso, quando um fornecedor não me parece focado na minha real dor e focado em solucionar o meu problema, busco outro.
Isso faz parte do mercado atual. Vemos, cada vez mais, pessoas se tornando especialistas em um nicho.
Assim, priorize um atendimento personalizado, que atenda necessidades e resolva problemas.
Fidelização de clientes não passa apenas pelo “menor preço”, mas pela confiança aliada a um preço justo.

Adapte-se a mudanças
Mudanças acontecerão. Crises irão chegar. Altos e baixos no mercado ocorrem quase todos os anos.
O mercado está em constante evolução e empreender exige flexibilidade.
Esteja sempre atualizado sobre as novidades do seu mercado, seja inovações, tendências ou mudança de comportamento do consumidor.
Enquanto você pode manter a forma de operar igual estava sendo feito dez anos atrás, e pode estar dando certo.
Outro competidor no mercado pode estar inovando e seguindo tendências que falam melhor com o seu público alvo.
Gestão financeira
Uma gestão financeira eficiente é essencial para curto, médio e longo prazo de toda empresa
Além disso, a melhor forma de encontrar melhorias internas é saber o custo para a sua empresa de tudo o que envolve a sua oferta.
Por isso, não deixe o fluxo de caixa “de lado”, reduza custos possíveis e invista nas áreas mais importantes no seu atual momento.
Outro ponto necessário é construir uma reserva financeira entre 6 e 12 meses para qualquer imprevisto no mercado.
Marketing digital
Atualmente, uma presença online consistente é fundamental para a maioria, se não todas, as empresas.
Assim, invista tempo, dinheiro e energia em estar presente nas redes sociais que a sua persona utiliza.
Não esquecendo que você precisa ser interessante para que eles queiram te seguir e entregar algo de valor para eles sempre que possível.
Quase todo o tempo que passamos nas redes sociais vemos pessoas vendendo algo para nós.
Por isso, seja quem se diferencia criando relacionamentos com os seus clientes através da sua marca.
Além disso, boas estratégias, quando bem executadas, podem mudar a percepção e o alcance do seu negócio.

Conclusão
Empreender é uma jornada que exige planejamento, execução, monitoramento de resultados, e mais planejamento.
Certamente uma das características que você mais adquiriu nesse tempo como empresário é a resiliência.
Pois em todo o tempo existem inseguranças quanto aos consumidores, questões internas e também em relação ao governo.
Todavia espero que essas dicas possam te direcionar e que elas possam gerar resultados o quanto antes.
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