O pitch de vendas vem como uma forma de saber se comunicar, de forma efetiva, com todos os interessados na sua empresa.
Você já se deparou com uma situação em que precisava apresentar seu produto ou serviço e o discurso deu errado?
Ainda mais, não conseguiu deixar claro o que, como, onde, como e por que faz?
Essa habilidade é essencial para qualquer empresário que deseja aumentar suas vendas e expandir seus negócios.
Além disso, é a chave para conectar-se com o público e destacar o valor do seu produto ou serviço.
Neste artigo, você aprenderá como criar pitches e aumentam suas chances de sucesso.

O que é Pitch de vendas e qual sua importância?
É uma apresentação sucinta e estratégica projetada para comunicar de forma clara e convincente o valor de um produto ou serviço.
Devido a efetividade, o pitch de vendas desempenha um papel fundamental ao captar a atenção de potenciais clientes ou investidores.
Além de sintetizar os pontos fortes do negócio, o pitch demonstra o alinhamento da proposta com as necessidades do público-alvo.
Por isso, um pitch eficaz não é apenas recomendável.
Mas essencial em um mercado cada vez mais competitivo.
Consequentemente, faz-se necessário investir tempo e energia na criação de pitches diferentes para os interessados na sua empresa (stakeholders).
Dicas para criação de Pitch de vendas
Elaborar um pitch de vendas eficiente exige planejamento e uma abordagem bem definida.
Primeiramente, identifique a sua persona, as dores que eles possuem no seu nicho de mercado e na sociedade como um todo.
Depois, mostre a ele como a sua empresa pode ajudá-lo (a) a solucionar esta dor.
Além disso, desenvolva uma narrativa com linguagem objetiva e envolvente, priorizando os benefícios diretos ao cliente.
Por fim, pratique e refine sua apresentação, garantindo fluidez e segurança ao transmiti-la.
Alguns erros comuns
Certamente você errará, mas o mais importante é identificá-los e buscar melhorar cada vez mais.
Os erros no pitch de vendas podem estar relacionados ao uso excessivo de palavras que a sua persona não utiliza.
Por isso, cuidado com a sua forma de falar e com as palavras que você usa (palavras técnicas devem ser usadas na medida certa).
Enquanto que para um cliente a sua comunicação é de uma forma, ao falar com parceiros, pode ser outra.
Então lembre-se de personalizar a sua mensagem de acordo com o seu ouvinte naquele momento, mantendo a estrutura do que você irá falar.
Para minimizar esses problemas, compreenda de forma mais profunda que você puder as características de com quem você está falando.
Provavelmente as primeiras vezes não serão como você espera, mas continue praticando e buscando melhorias.
Outro ponto que não deve ser esquecido é focar naquilo que o seu ouvinte quer ouvir.
E, não se esqueça, sempre fale de uma forma a agregar valor a sua empresa, seu produto e a sua oferta.

Pitch para prestação de serviço x produto
Certamente a estrutura é bem parecida, mas existe uma grande diferença: a ênfase correta no valor.
Um tem seu valor na funcionalidade e vantagens tangíveis, que é o caso do pitch de vendas de produto.
Outro tem sua abordagem direcionada para a experiência que o cliente vai ter durante toda a prestação de serviço.
Além dos resultados de acordo com a expectativa do cliente e solução da dor real deste.
Identificar as diferenças e ajustar sua apresentação de acordo com o tipo de oferta é fundamental para aumentar a eficácia do pitch.
Pitch contextualizado
Cada contexto exige um ajuste no pitch de vendas para maximizar sua eficiência.
Durante reuniões, há espaço para uma abordagem mais detalhada e interativa. São pitches de minutos com foco em dados interativos, por exemplo.
Enquanto que em eventos sociais é importante você transmitir sua proposta de valor de forma mais rápida e com dados gerais, mas sem se prolongar.
Porque cada pessoa que está ali pode querer ouvir o que você tem pra dizer, mas não por um longo tempo.
Finalmente, nas redes sociais, os pitches precisam ser dinâmicos e curtos (reels, por exemplo) são ideais para captar a atenção.
Neste caso, os primeiros 3 a 5 segundos são primordiais.
Depois disso, o seu público pode apenas passar para o próximo conteúdo.
Pitch em 30 segundos
Quase a todo momento estão tentando nos vender algo.
Cada “patrocínio” que vemos é de uma marca tentando nos convencer, em poucos segundos, de que aquela oferta resolverá minha dor (seja consciente ou inconsciente até aquele momento).
Da mesma forma é no pitch de vendas.
É necessário entender que os primeiros 30 segundos de um pitch de vendas são determinantes para captar a atenção.
Uma abertura que cativa, combinando clareza e palavras chave é crucial para a atenção da sua persona permanecer no que você irá dizer.
Assim, concentre-se em um gancho inicial poderoso, destaque o diferencial do seu produto ou serviço e conclua com um chamado à ação que incentive o interesse daquela pessoa.
Também faça testes com diferentes formatos e mude os elementos chave que você está usando.
Use dados, integre storytelling e use prova social.
Faça storytelling
Integrar storytelling ao pitch de vendas é uma estratégia muito útil para criar conexões emocionais com o seu público.
Uma narrativa bem estruturada, que mostra a maior dor do seu cliente, apresente a solução e deixe claro como ficará depois de finalizado, torna o pitch mais memorável.
Além disso, histórias têm o potencial de humanizar a mensagem, gerando maior empatia.

Conclusão
Entender sobre pitch de vendas pode ser a diferença entre conquistar novos clientes ou perder oportunidades valiosas.
Com estratégias simples e eficazes, você pode criar apresentações que destacam o que sua empresa tem de melhor, encantando seu público e impulsionando suas vendas.
Comece a colocar essas dicas em prática hoje mesmo e veja como pequenos ajustes no seu pitch podem melhoras seus resultados.
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