Os 4C's no marketing que serão tendência em 2025

Os 4C’s no marketing que serão tendência em 2025

Todos os anos temos alguns itens que são tendência. Claro, o marketing muda rapidamente e isso faz com que tenhamos que nos atualizar sempre.

Por isso, quero trazer 4 tendências que tenho percebido acontecer e que serão importantes toda empresa em 2025.

Os 4C's que serão tendência no marketing em 2025. Conexão. Marketing

Conexão com pessoas

Estamos em meio a uma tendência de super exposição de pessoas sendo genéricas.

Pois cada vez mais temos fórmulas de “venda” que fazem pessoas entrarem no mercado e venderem de uma mesma forma.

A internet, como todos sabemos, não tem barreira de entrada, por isso toda pessoa pode começar a vender de uma hora para a outra.

Isso é bom para quem inicia, mas para os usuários das redes sociais acaba gerando um incômodo cada vez maior de parecer que todos ao nosso redor estão querendo vender algo ao invés de se conectar conosco.

E essa é a palavra chave: conexão. O marketing é a forma como nos conectamos com as pessoas.

Primeiro, precisamos entender com quem queremos nos conectar.

Depois, entendemos, de forma profunda, quem são essas pessoas.

Por último, precisamos ajustar nossa comunicação para gerar conexão com essas pessoas.

Os 4C's que serão tendência no marketing em 2025. Comunidade. Marketing

Engajamento de comunidade

E por que a conexão tem sido cada vez mais importante para o marketing?

Porque nos leva a gerar uma comunidade de pessoas que não apenas nos seguem nas redes sociais, mas tem interesse em se manter conectados conosco.

E como, de uma forma simples, podemos começar a fazer esta tendência se tornar, cada vez mais, realidade?

O primeiro ponto é entender que conexão verdadeira é mostrar interesse pela pessoa, tendo a venda como parte do processo de conexão.

Porém a criação de um relacionamento precisa ser o objetivo.

Outro ponto é que cada vez mais estamos saturados, por isso queremos algo novo, não que seja, necessariamente, inovador.

Mas um novo que tem a capacidade de ser criativo e ser interessante para nós.

Para isso, as empresas precisam para de olhar para as pessoas nas redes sociais como um relacionamento B2C.

Desta forma, pensar em como se comunicar de forma a ser interessante o seu público alvo te acompanhar através de um relacionamento C2C.

Quanto mais pessoal a sua empresa for, mais real será o engajamento do seu cliente.

Os 4C's que serão tendência no marketing em 2025. Conteúdo. Marketing

Conteúdo de marketing

E como se conectar com o cliente ideal e criar uma comunidade que se engaja? Através de conteúdos de valor.

Com a chegada da inteligência artificial, tenho visto menos conteúdos originais e mais conteúdos copiados.

Essa tem sido uma tendência pelas mídias sociais.

Para ganhar tempo e produzir mais, muitas empresas tem permitido que seus conteúdos entregues ao consumidor sejam artificiais.

Pois estão preocupados com “metas” a serem alcançadas.

Isso tem sido cada vez menos interessante para todos nós que consumimos conteúdo nas redes sociais.

Quantas vezes por dia você abre o Instagram, por exemplo, rola o feed ou story por 10 minutos e depois lembra de 1 ou 2 coisas que você viu?

Isso ocorre porque parece tudo muito igual. O marketing que tem sido feito tem sido mais genérico a cada ano que passa.

Portanto, criar conteúdo de valor e que realmente se conecta com as pessoas tem sido um dos grandes diferenciais hoje.

Os 4C's que serão tendência no marketing em 2025. Collabs. Marketing

Collabs

Você deve ter visto quantas collabs foram feitas esses últimos anos entre grandes marcas.

E qual a vantagem que eles tem de juntarem dois produtos “sem relação”?

É a aproximação da marca de cada um deles com o público da outra marca que será uma junção poderosa de marketing.

Assim, a partir desta mesma ideia, podemos pensar em colaborações com outras marcas e pessoas com o mesmo objetivo.

E qual é? Que sejamos vistos por outra comunidade com um público que irá fazer sentido com o nosso cliente ideal.

Desta forma, comunicamos com o público da nossa marca e da outra marca, enquanto geramos mais engajamento nas redes sociais por conta da ideia.

Mas, claro, para isso fazer sentido para a sua empresa, essa outra marca precisa ter uma comunidade engajada com a marca.

Finalmente, caso você queira se aprofundar mais neste assunto, veja este nosso outro artigo falando sobre rebranding.


Comentários

2 respostas para “Os 4C’s no marketing que serão tendência em 2025”

  1. […] aqui nós falamos sobre os 4C’s que serão tendência no marketing em 2025. E o Burger King está […]

  2. […] Aqui nós temos um post falando sobre tendências para este ano que irão te ajudar a se comunicar com o seu cliente. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *